Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja

Marcio Marques

Marcio Marques

Uma vocação nasce sempre de um chamado e, consequentemente, de uma resposta livre e consciente. Deus chama, faz arder o coração daquele que foi chamado e da reposta na liberdade e responsabilidade do homem. Comigo aconteceu assim, nascido em Janaúba, filho mais novo de sete, desde a tenra idade despontava uma inquietude própria de quem busca a Verdade. Altivo na busca de encontrar Deus e das respostas humanas alçava com entusiasmo o serviço na Igreja; na infância, na catequese, coral infantil, e mais tardar na adolescência; nos movimentos juvenis e da Renovação Carismática.  Experiências essas forjaram uma vontade cada vez menos insaciável de pertencer a Deus e a Ele devotar-me totalmente. Todavia, a resposta nem sempre se apresenta tão clara, e na maioria das vezes não existe farol luminoso, a não ser, uma vida enraizada na oração e no silêncio. E essas foram as ferramentas que utilizei ao longo de vários anos para entender com mais consciência o passo significativo que meu coração ousava dar. Em muitas situações entendi que não importa o grau a que chegamos, nunca é tarde para dizer sim, por isso, após vários anos de estudos acadêmicos, após uma carreira profissional bem determinada na pesquisa acadêmica e após um título de doutor na área de Agronomia, anunciei para mim mesmo o tempo de dar um passo mais ousado, a entrada no seminário. A decisão não foi fácil, levou alguns anos, entretanto, valiosos, permitiram a tomada de decisão segura e madura, acolhido na diocese de Janaúba no ano de 2019, curso hoje o segundo ano da etapa configurativa (Teologia). Posso dizer que, após esses anos todos, a busca da Verdade não diminuiu, todavia, dia após dia mais certo do caminho escolhido e da vontade de ser, no ministério ordenado, discípulo da Verdade e anunciador da Boa Nova de Cristo que chama, vinde ao meu seguimento. E da minha resposta: Eis me aqui, Senhor! Envia-me….

Márcio Marques da Silva