Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja

Hugo Leonardo

Hugo Leonardo

Memorial de minha Vida

Sou o seminarista Hugo Leonardo, atualmente no 2º ano da Etapa Configurativa (Teologia), que corresponde ao 6º ano de caminhada formativa, sou filho de Marcio e Simone, tenho 23 anos, natural da cidade de Jaíba-MG e gostaria, nestas poucas linhas, de testemunhar minha vida e vocação.

Sou de família muito católica, desde pequenino sabia rezar o Santo Terço e suas respectivas orações, com o passar do tempo fui apresentando um especial apreço pela intimidade com o Senhor e sua Igreja. Certa vez quando os Ministros Extraordinários levavam a Sagrada Comunhão ao meu avô enfermo, observavam minha devoção para com aquele momento sublime.

Conta minha mãe que, em diversas ocasiões, eu subia no sofá de casa e brincava “de ser padre celebrando a Missa”, dali presumia ela qual vocação palpitava no coraçãozinho de seu único filho.  Fui convidado a ser coroinha com 8 anos em minha comunidade, e sentia um prazer, uma realização; tão pequeno e já tinha consciência de meus deveres e obrigações para com “as coisas de Deus”, isso porque me realizava cumpri-las.

Por volta dos 15 anos conheci o então seminarista Carlos dos Anjos que desempenhava um trabalho pastoral em Jaíba, foi ordenado diácono, padre e assumiu a reitoria do Seminário Diocesano de Janaúba, durante todo esse tempo me acompanhou e orientou, foi um toque de Deus em meu discernimento. Durante meu Ensino Médio fiz os Encontros Vocacionais, o estar no seminário me completava, me sentia parte do lugar.   

Tive mais pessoas que marcaram o compreender do meu chamado, a Ir. Mary Ave das Servas da Visitação, presentes em Jaíba, que me introduziu no grupo de coroinhas, o Pe. Valdecir, pelo qual tenho muito apreço, e também o querido Pe. Henrique (administradores das paróquias de Jaíba no período de meu ingresso), o contato com os dois me inspirava; aprendi muito servindo as duas paróquias, sou grato a Deus por ter me dado a oportunidade de viver tão ativamente a vida de sua Igreja em minha cidade natal; tenho lá o respeito, admiração e principalmente a oração do meu povo.

Dos dois padres recebi minhas Cartas de Recomendação, quando com 18 anos recém completados ingressei no Propedêutico, sob os cuidados do então reitor o querido Pe. Charles, e caminhando estou.

Parafraseando o profeta Samuel,  “até aqui o Senhor me ajudou e continuará a sustentar”. Rezo ao Pai para que Ele sempre me dê sabedoria e discernimento em meio as tribulações e dificuldades que surgirem no meu percurso formativo, sei que continuará a me guiar e amparar, sob intercessão da Virgem Maria, a Senhora da Glória. Reze sempre por mim.  

 Hugo Leonardo Souza Lopes